Regimento

Regimento interno do Grupo de Pesquisas e Projeções Folclóricas Guararás

1. Respeitar a hierarquia do grupo, sem desprezar os mesmos, tratá-los com indiferença ou levar para o lado pessoal.
2. Ter a consciência de que você e uma peça importante dentro de um trabalho coletivo sendo responsável e assíduo com as tarefas que lhe forem atribuídas.
3. Respeitar o horário de chegada nos ensaios e em apresentações.
4. Utilizar vestimentas compatíveis à atividade de dança. Não será permitido material inadequado para a prática da atividade como sandálias, chinelo, calças e bermudas jeans.
5. Resolver os problemas pessoais com integrantes do grupo dentro do ambiente, evitando comentários desnecessários e destrutivos fora e dentro do grupo.
6. Ajudar a organizar, conservar, guardar, confeccionar e ser responsável pelos figurinos durante e após as apresentações. Todo material destruído deverá ser restituído pelos componentes do grupo.
7. Deixar o banheiro ou camarim organizado, evitando transparecer desorganização aos produtores do evento do qual estivermos participando.
8. Preservar sua integridade física e mental principalmente em véspera de apresentações, para benefício do grupo e próprio, visando qualidade de ensaio e apresentações.
9. Ter a consciência de que é necessário saber todas as coreografias demonstrando habilidade para as apresentações, uma vez que será solicitado a qualquer momentos nas atividades do grupo.
10. Usar o uniforme do grupo em todos os locais de apresentação (camisa e agasalho do grupo) e evitar utilizar o uniforme em ambientes e ou situações que possam denegrir a imagem do grupo.
11. Avisar com antecedência a sua falta em ensaios ou apresentações evitando transtornos posteriores.
12. Contribuir com o caixa do grupo mensalmente no valor determinado pela direção, para ajudar na reestruturação de figurinos (penas quebradas, chapéus estragados, higienização dos figurinos, lavagem a seco, arranjos de cabelo, etc)
13. Os materiais do grupo não devem ser repassados a outras pessoas, assim como o uniforme.
14. Criar e manter o hábito da higiene pessoal assiduamente para ensaios e apresentações. Obrigatório uso de desodorante Rexona a seco 24H.
15. Ter utensílios pessoais e necessários para às apresentações.
Mulheres : Sapatilhas (preta tipo forro e cor da pele tipo balé), tênis branco beira rio, maquiagem completa(batom vermelho, sombra branca, sombra verde metálico, rímel, curvex, lápis preto, lápis branco, pó, base, corretivo, blush) shortinho preto, branco e cor da pele,sutiã preto e cor da pele, sapato preto para São Gonçalo e danças do sudeste, norte, meião branco tipo futebol (liso), meia branca ¾, camisa branca social, fofoca, saia vermelha para ensaios, bota preta sem salto tipo zebu para malambo, sandália de xaxado, sapatinho tipo boneca para Gaúchas.
Homens : Tênis branco beira rio ou zagga, sapato preto social, meião branco tipo futebol (liso), camisa branca social, bota preta sem salto tipo zebu para Xote, sandália de xaxado, Tanga branca e preta, maquiagem (pó facial, corretivo), bota cano longo e curto para Malambo, e danças Gaúchas, sunga branca e cueca preta do grupo.
16. Ter a responsabilidade em caso de pegar emprestado objetos os colegas, devolver evitando o transtorno de ser cobrado (dinheiro, roupa, maquiagem e etc). A direção do grupo não recomenda e não se responsabilizará por objetos pessoais emprestados não devolvidos entre os componentes.
17. Não será permitido o uso de drogas e atitudes inadequadas.
18. Em hipótese nenhuma será emprestado a componentes do grupo ou a terceiros, material pertencente ao grupo.
19. Em apresentações que necessitarem de deslocamento, o grupo deverá sair e retornar junto, a não ser que haja autorização dos dirigentes do grupo.
20. Não realizar brincadeiras fora de hora, desnecessárias mantendo a ética, evitando lesões pessoais e constrangimento a pessoas externas do grupo nos ensaios e apresentações.
21. Respeitar o companheiro do grupo como ser único, sem titulações preconceituosas por gênero, raça, cor ou religião.
22. Em caso de agressão física dentro do grupo, ocorrerá avaliação do fato e expulsão imediata dos envolvidos.
23. Nos ensaios, alojamentos, apresentações e hotéis, os integrantes são responsáveis por seus utensílios pessoais e o grupo não se responsabilizará por perdas ou objetos emprestados e não devolvidos.
24. Será permitido apenas 30 por cento de faltas durante o semestre.
25. Contribuir com os eventos realizados pelo grupo.
26. Vender convites, rifas e etc, quando solicitado pela direção do grupo.
27. Cada componente deverá escrever um artigo, pôster ou participar de temas livres sob a temática desenvolvida no grupo.
28. Conhecer a história das danças.
OBS.: A bolsa oferecida aos componentes será mantida somente perante cumprimento dos regimentos acima. O não cumprimento implicará também em retirada do integrante do grupo, mediante ao estudo do mesmo apresentado a direção do grupo.