Xaxado

 

Segundo Câmara Cascudo, a palavra xaxado é uma onomatopéia do barulho xá-xa-xa feito pelas alpercatas dos dançarinos quando elas arrastam no chão. No início, o folguedo era realizado exclusivamente por homens. Com o passar dos anos, as mulheres conseguiram seu espaço na brincadeira.

 

A seca sempre foi e continua sendo uma ameaça para o Nordeste. A desgraça da seca nunca vem só. A ela se associa o bandidismo, o fanatismo religioso e as lutas entre famílias por questões de terras.

Os cangaceiros foram consequência desta tragédia Nordestina. Os fazendeiros armavam seus vaqueiros que daí em diante eram conhecidos por canguaceiros . Entre eles: Antônio Silvino, Cabeleira, Corrisco, e o mais temido de todos o Virgulino Lampião.

Hoje porém, com a extensão da educação, a eletricidade e os modernos meios de comunicações o Canguaceiro passou a ser uma figura lendária.

Os Canguaceiros gastavam muito de dança e da música e as praticavam nas horas de descanso ou quando saiam vitoriosos de uma batalha.

O Xaxado, é pois, dança nascida no seio do sertão bravo, onde os canguaceiros arrastando suas chinelas provocavam um ruído semelhante a palavra Xá-xá-xá, daí ser chamada dança do Xaxado.

Os cangaceiros foram conseqüência desta tragédia Nordestina. Os fazendeiros armavam seus vaqueiros que daí em diante eram conhecidos por cangaceiros . Entre eles: Antônio Silvino, Cabeleira, Corisco, e o mais temido de todos o Virgulino Lampião.

Os Cangaceiros gastavam muito de dança, e praticavam nas horas de descanso ou quando saiam vitoriosos de uma batalha. Onde surge o Xaxado, é pois, dança nascida no seio do sertão bravo, onde os cangaceiros arrastando suas chinelas provocavam um ruído semelhante a palavra Xá-xá-xá, daí ser chamada dança do Xaxado.